Mês dos namorados: como diferir entre relações saudáveis e tóxicas
Escola discute temática de relações com potencial nocivo à saúde mental e emocional
No mês dos namorados o Setor de Assistência Estudantil (SAE) do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) chama a atenção dos estudantes para o que difere uma relação saudável de uma relação abusiva, que pode ocasionar sérios prejuízos para a saúde emocional e mental das pessoas envolvidas. O assunto foi abordado em roda de conversa realizada no dia 7 de junho e que contou com explanação do tema, apresentação de vídeo informativo, perguntas e reflexões abertas aos estudantes.
A temática sobre relacionamentos abusivos é abordada todos os anos pelo SAE do Campus Santana desde 2017, que conta, para isso, com parceiros como o Centro de Atendimento à Mulher e à Família do município (Camuf), entre outros. “Neste ano, nós preferimos focar mais nas relações saudáveis, não só de namoro mas também de amizade, familiares, de autoridade, de professor-aluno, chefias, todo o tipo de relação, para que a gente pudesse pontuar e identificar relações saudáveis, tóxicas, abusivas, e discutir com eles esses pontos.”, explica a assistente social do Ifap, Lilia Campos.
Segundo a servidora, o assunto partiu de uma provocação feita pelos estudantes durante debate realizado dentro da campanha Faça Bonito deste ano, sobre o combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes. Durante o evento a existência de relações abusivas nas redes sociais foi levantada como uma problemática atual. “Como já tínhamos tido um evento sobre abuso, então trouxemos esse foco do namoro de uma forma mais leve, numa roda de conversa em que eles pudessem mais falar do que escutar, expor opiniões, relatos. O objetivo da ação foi trabalhar essa questão e combater relacionamentos tóxicos e abusivos de forma educativa, para que eles consigam perceber sinais de relações tóxicas e ou abusivas.”
Para a estudante do segundo ano do curso Técnico em Logística Éricka Gomes, a roda de conversa conseguiu mostrar que relacionamentos podem ser saudáveis ou abusivos. “Serviu para mostrar que não existem relacionamentos só românticos [no namoro], e que as relações abusivas podem se dar em qualquer ambiente: familiar, na amizade, no trabalho”.
De acordo com o SAE, questões como essa são pouco discutidas tanto pela família quanto pela escola, que foca muito mais em conteúdos científicos, mas que por fazerem parte da vida do estudante e influenciarem no processo de aprendizagem são trazidas para reflexão por meio das políticas educacionais do Instituto. “Trazer à tona essas questões que incomodam, que são difíceis de falar, para que eles possam abordar, contar com a gente, saber que tem uma rede dentro do Ifap, uma equipe multiprofissional que pode acompanhá-los, atender, encaminhar para outros órgãos, encaminhar para a rede proteção, saber que eles não estão sozinhos. Que eles possam entender onde está o limite de uma relação tóxica, fortalecer esse ‘não’ do estudante, do adolescente, que ainda é muito frágil, não no meu corpo, não na violência psicológica e até onde o outro deve ir.”, pontua a assistente social do SAE.
A ação sobre relacionamentos saudáveis foi elaborada e executada pelas servidoras Lilia Campos e e pela psicóloga do SAE Vanessa Gonzalez e contou com a participação de estudantes do ensino médio integrado.
Assistência Estudantil
A Política de Assistência Estudantil do Ifap está vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e atende ao Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). É o arcabouço de diretrizes e procedimentos que orientam a elaboração e implementação de ações voltadas ao atendimento de estudantes regularmente matriculados nos cursos da instituição, visando contribuir para o acesso, a permanência e êxito na perspectiva da melhoria do desempenho escolar, qualidade de vida e inclusão social.
A proposição e debate de questões que afetam o dia a dia da comunidade estudantil estão entre os objetivos da Assistência Estudantil de promover e ampliar a formação integral do estudante, estimulando e desenvolvendo a criatividade, a reflexão crítica, as atividades e os intercâmbios cultural, esportivo, artístico, político, científico e tecnológico. Conheça mais sobre a Política de Assistência Estudantil do Ifap.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
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