Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Agente Cultural: alunos de Santana e Mazagão visitam patrimônios históricos e culturais do Amapá
Início do conteúdo da página

Agente Cultural: alunos de Santana e Mazagão visitam patrimônios históricos e culturais do Amapá

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 15h59 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 05h15

 ,

Troca de experiências de valorização da identidade e patrimônio cultural contribuem para a aptidão ao desenvolvimento de projetos que evidenciem e valorizem a cultura do povo amapaense

 

A Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente Cultural ofertada pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) por meio de seus campi, presentes em todas as regiões do estado, entra na reta final de integralização curricular, com previsão de encerramento na primeira quinzena de julho. Neste mês de junho, alunos dos polos Santana e Mazagão tiveram a oportunidade de fazer visita monitorada aos monumentos que estão presentes na histórica Festa de São Tiago e no Museu Sacaca.

 A visita ao Centro de Pesquisas Museológicas - Museu Sacaca aconteceu no dia 15 de junho com as duas turmas de Agente Cultural do polo de Santana. Os estudantes estiveram acompanhados dos professores Jonathan Viana e professora Aline Pacheco e também da coordenadora de polo, Carmem Angela Tavares e conheceram de perto o patrimônio que é a maior referência do estado em saberes científico e popular dos povos amazônicos.

 

  

 

O Museu Sacaca reúne elementos da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável, da medicina natural, e promove as ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação. Um dos seus maiores atrativos é o circuito expositivo a céu aberto composto por Casa dos Índios Wajãpi, a Casa dos Índios Palikur, o Barco Regatão, o Sítio Arqueológico do Maracá, a Praça do Pequeno Empreendedor Popular, a Praça do Sacaca, a Casa da Farinha, a Casa da Fitoterapia e a Casa dos Ribeirinhos.

 

 

Já a turma de Agente Cultural do polo de Mazagão foi até o distrito de Mazagão Velho, no dia 17 de junho, conhecer o lugar onde acontece desde 1777 a Festa de São Tiago, que tem como ápice a encenação da batalha entre mouros e cristãos, que representa os conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros) e foi trazida para a região pelas famílias de colonos portugueses.

Os estudantes ouviram os moradores, representantes da cultura local, dentre eles, seu Josué Videira, do Barracão Raízes do Marabaixo, que falou da importância de estimular as práticas culturais para as crianças e jovens da região: “Mais importante do que viver de cultura é viver a cultura”, disse seu Josué. A visita ao barracão encerrou com a apresentação de dança marabaixo feita por meninas e jovens da comunidade, convidando todos a cantar e a dançar o marabaixo.

Ainda em Mazagão Velho, a turma visitou o Centro de Artesanato e teve contato com as peças artesanais, de origem Maracá e Cunani, produzidas por uma família tradicional da região. Os alunos do curso FIC também visitaram a Igreja Nossa Senhora da Assunção, sendo recebidos pela sua guardiã, Dona Joaquina da Silva Jacarandá, personalidade que mantém viva o patrimônio cultural religioso e a fé do povo mazaganense, foliã de São Gonçalo, dedica atenção especial na Festa do Divino Espírito Santo, que acontece em agosto, mestra do premiado Cordão das Pastorinhas. Os estudantes foram à visita técnica acompanhados dos professores José William Feitosa e Vitória Santos e também de Carmem Angela Tavares e dos representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap, Renan Almeida e Mábia Toscano.

 

               

 

 “As culturas tradicionais e populares sofrem enfraquecimento em disputa com a massificação cultural promovida pelas mídias. Nesse sentido, criar ações de pesquisa, experiência e conexão com as heranças culturais tradicionais afroindígenas, responsáveis pela formação da identidade amapaense, é preponderante para a preservação de elementos materiais e imateriais da cultura local. Efetivar visitas nesses espaços coloca o público em contato com os modos de vida das comunidades tradicionais do Amapá, potencializa o pertencimento local, a valorização cultural e sócio-histórica do estado e estabelece conexão com os recursos naturais.”, pontuou a coordenadora Carmem Angela Tavares.

 

 

Mais Cultura no Meio do Mundo

O curso FIC em Agente Cultural foi ofertado a 240 alunos bolsistas no âmbito do Projeto Mais Cultura no Meio do Mundo, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi). O projeto se destina à capacitação e ao aperfeiçoamento profissional, especificamente, no desenvolvimento de características culturais e artísticas dos participantes.

O curso totaliza carga horária de 160 horas, na modalidade presencial, e foi ofertado no atual semestre por meio de Edital de seleção para os polos de Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande e Santana. O curso de Agente Cultural tem por objetivo capacitar e formar jovens e adultos a atuarem como agentes culturais, a fim promover uma educação profissional de valorização das potencialidades locais e a reafirmação da identidade cultural amapaense, garantindo a cultura como área de atuação no mundo do trabalho.

 

Álbum de fotos das visitas técnicas

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página