Concluintes de Técnico em Publicidade defendem Projeto Experimental
Os 55 estudantes tiveram um ano para desenvolver projeto de pesquisa com produtos publicitários
Nos dias 21 a 25 e 28 de agosto, as turmas de 2020 e 2021 do ensino técnico integrado em Publicidade do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizaram a defesa dos projetos experimentais e publicidade (PEP) para bancas avaliadoras. Os PEPs são o primeiro contato dos estudantes de ensino médio com a pesquisa orientada e qualificada por professores pesquisadores do Instituto.
Por mais de uma semana, as equipes de dois e de três estudantes abordaram temáticas em 23 projetos voltadas à criação publicitária em produtos como campanhas educativas e de conscientização, por meio de cartazes, vídeos e perfis no Instagram, produção de cinema no Amapá, revista digital, webdocumentário, website, podcastes, portfólio de fotografias entre outros produtos.
As bancas avaliadoras estiveram compostas por professores e profissionais da área afim dos projetos de pesquisa, pelo orientador e coorientador nos casos em que houve. As bancas também deram oportunidade a profissionais convidados de outros campi do Ifap e da imprensa amapaense de contribuírem com a nova geração de pesquisadores que estão sendo formados pelo Instituto Federal do Amapá.
Banca examinadora formada pela profissional externa Pérola Pedrosa (jornalista) e os professores Raí Brazão e Ana Paula Bourscheid
Os PEPs aplicam os conhecimentos acadêmicos e técnicos apreendidos em sala de aula e é uma forma de preparar o estudante do curso para atuar no mercado de trabalho enquanto técnicos da área de publicidade. O momento das defesas é acompanhado por familiares e amigos dos estudantes.
Para o coordenador do curso de Publicidade, professor Raí Brazão, as defesas demonstraram conhecimento e domínio sobre os temas . “O sucesso das apresentações dos PEPs às bancas avaliadoras se deve ao esforço, dedicação e empenho dos alunos e orientadores, que se preocuparam em apresentar peças publicitárias muito bem embasadas e fundamentadas em seus artigos científicos. Além de todo apoio que receberam de familiares, amigos e professores durante o processo.”, considerou.
A orientadora de alguns dos projetos, professora Ana Paula Bourscheid, entende que o momento de apresentação e defesa dos PEPs é um divisor de águas na formação científica, mas também introduz o aluno no universo do trabalho. “Desde o início do planejamento do PEP, os nossos alunos são desafiados a identificar problemas reais do cotidiano e, a partir da identificação dessa problemática, precisam pensar em caminhos para auxiliar na resolução destes problemas propondo e desenvolvendo produtos dentro da área da Publicidade. Esse desafio é justamente o que irão encontrar no mercado de trabalho, identificar e apresentar soluções para problemas reais dos seus clientes/contratantes.”, observou Bourscheid.
Os PEPs geram produtos de pesquisa que formam um banco virtual que serve para consulta de outros estudantes que ingressaram na disciplina.
Link do Álbum de Fotos das defesas de PEP
Tabela de PEPs dos concluintes do ensino médio Integrado do Campus Santana do ano de 2023
|
Projeto Experimental em Publicidade 2023
|
Alunos autores
|
Banca Examinadora
|
1 |
@ifapnacopafeminina: divulgação publicitária da Copa do Mundo feminina no Ifap, Campus Santana
|
- Estefany Camile Cardoso da Penha
- Grazielly Tailynne Pantoja Luz
|
Ana Paula Bourscheid (Orientadora);
Gizelly Coelho Guedes;
Keila Gibson dos Santos Rebelo.
|
2 |
Cartazes publicitários como ferramenta para tratar da problemática dos distúrbios alimentares
|
- Iasmin Lacerda Rodrigues
- Yasmim Pereira Silva
|
Ana Paula Bourscheid (Orientadora);
Gizelly Coelho Guedes;
Keila Gibson dos Santos Rebelo.
|
3 |
A produção de cinema no Amapá e a Publicidade
|
- Arthur de Oliveira Cutrim
- JoãoVitor Pantoja Campos
- Luciane Kessy Moraes Souza
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira (Coorientador);
Raí Brazão Oliveira;
João Augusto Flexa Pereira.
|
4 |
Encanto que ressoa: a realidade de Chico Caetano, um artista amapaense
|
- Lhaysa Maria dos Santos Beserra
- Wellen Safyra Souza Dias
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira (Coorientador);
Raí Brazão Oliveira;
João Augusto Flexa Pereira
|
5 |
Website Arte Apoena: planejamento publicitário para a comercialização de produtos do artesanato amapaense
|
- Maria Isabel Lima de Araújo
- Ana Alice da Silva Coelho
|
Ana Paula Bourscheid
(Orientadora);
Givanilce Socorro Dias da Silva (Coorientadora);
Whitney Santos Cabral;
Dulcivania Gomes de Freitas
|
6 |
Açaí gostoso combina com tudo, menos com a doença de Chagas: proposta de série publicitária audiovisual para as redes sociais digitais
|
- Iasmin Helena Cunha Rodrigues
- Gatinho e Letícia Sales Ferreira
|
Ana Paula Bourscheid
(Orientadora);
Hanna Patricia da Silva Bezerra;
Dulcivania Gomes de Freitas.
|
7 |
A importância da publicidade no combate ao uso do vape no Brasil
|
- Davi Gabriel Cruz Nunes e Kaleb
- Barros da Silva
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira (Coorientador);
Glaucia Maximin Mendes;
Dulcivania Gomes de Freitas
|
8 |
Podcast: A cultura geek no Amapá
|
- Mateus Cauã Silva da Costa
- Natália Letícia Baia de Carvalho
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira (Coorientador);
Ana Paula Bourscheid;
Michel Santos da Fonseca
|
9 |
Autismo e Educação: Inclusão não é brincadeira, é coisa séria!
|
- Luana Brilhante Alves e Naila
- Cristina Freitas Nobre
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira
(Coorientador);
Nazare do Socorro Santos da Costa;
Suely Leitão da Conceição
|
10 |
@ritmodorespeito: o combate a violência musical contra as mulheres
|
- Anna Lisse Santos
- Nicole Vitoria de Sousa
|
Ana Paula Bourscheid
(Orientadora);
Roberta Cacela de Almeida;
Suely Leitão da Conceição
|
11 |
@Stalking.dacuriosidadeaocrime: estratégia publicitária para combater uma prática criminosa
|
- Debora Fernanda Almeida do Vale
- Dhonatan Freitas de Oliveira
- Isaura Furtado dos Santos
|
Ana Paula Bourscheid
(Orientadora);
Glaucia Maximin Mendes;
Suely Leitão da Conceição
|
12 |
Portfólio fotográfico: Futlama patrimônio cultural e imaterial do Estado do Amapá
|
- Erick André de Freitas Tavares
- Gabriel Canto Góes
- Ives José Coelho da Silva Mota
|
Ana Paula Bourscheid
(Orientadora);
Geovane Tavares dos Santos
(Coorientador);
Jessica de Oliveira Pontes Nobrega;
Jackson da Silva Barbosa.
|
13 |
Vozes Periféricas: podcast publicitário para a divulgação do Rap como Música Periférica Amapaense (MPA)
|
- Adam Kristen Neves de Souza
- Isabele Palheta Meireles
- Thayna Santana Silva
|
Ana Paula Bourscheid
(Orientadora);
Geovane Tavares dos Santos
(Coorientador);
Raí Brazão Oliveira;
João Augusto Flexa Pereira
|
14 |
Combate ao sedentarismo: a importância da prática de exercícios físicos entre jovens e adolescentes
|
- Geovana Figueiredo Evangelista
- Jullie Emili da Rocha Valente
- Railane Gonçalves da Costa
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira (Coorientador);
Jessica de Oliveira Pontes Nobrega;
João Augusto Flexa Pereira
|
15 |
Um olhar publicitário sobre as intervenções cênicas
|
- Emilly Camile Barreto Barbosa
- Emilly Machado Rodrigues
- Geovanna Beatriz Muniz Lopes
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira (Coorientador);
Raí Brazão Oliveira
(Coorientador);
Geovane Tavares dos Santos; João Augusto Flexa Pereira.
|
16 |
Estratégia publicitária para informar a comunidade escolar do IFAP - Campus Santana sobre o Câncer de Mama
|
- Ana Paula dos Santos Freitas
- Nubianne Deanne Isacksson Santos
|
Ana Paula Bourscheid (Orientadora);
Flávia de Oliveira Santos;
Keila Gibson dos Santos Rebelo
|
17 |
A publicidade e o meio ambiente: um olhar sobre o mal-uso dos resíduos sólidos no Porto de Santana
|
- Bianca da Silva Almeida
- Bianca Ferreira Pereira
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira (Coorientador);
Flávia de Oliveira Santos;
Eliazar Coelho Bezerra.
|
18 |
Campanha Publicitária Institucional em apoio ao trabalho da ONG Salvação que protege animais abandonados no Município de Santana/AP
|
- Ana Eliza Leones Ribeiro
- Ana Júlia Souto Lopes
- Juliana Taís Cardoso Martins
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira (Coorientador);
Ana Karolina Lima Pedrada
Eliazar Coelho Bezerra
|
19 |
A Publicidade Estratégica e o Mercado de Créditos de Carbono no Estado do Amapá
|
- Antonio Wesley Bastos de Almeida
- Bruna Michele Pessoa Bueno
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira (Coorientador);
Maryele Ferreira Cantuária;
Eliazar Coelho Bezerra
|
20 |
Brasil nas telas: estratégia publicitária para estimular o consumo de produções audiovisuais brasileiras
|
- Gustavo Rocha do Nascimento
- Julio Cesar Sousa Carvalho
- Samuel Sousa da Silva dos Santos
|
Ana Paula Bourscheid (Orientadora);
Raí Brazão Oliveira;
Pérola Pedrosa Carvalho Araújo
|
21 |
Revista Digital: Técnicas de Mangá e Cartoon Para Representar a Cultura Amazônica
|
- Cleide Sophie Marinho Fernandes
- Letícia Almeida Carvalho
|
Ana Paula Bourscheid (Orientadora);
Aline Rossetto da Luz (Coorientadora);
Raí Brazão Oliveira;
Pérola Pedrosa Carvalho Araújo
|
22 |
A importância da educação sexual como componente curricular nas escolas: Uma campanha publicitária
|
- Barbara Cardoso Santiago
- Daniel Henrique da Cruz Santana
- Maria Eduarda de Matos Pereira
|
Jackson da Silva Barbosa (Orientador);
Rafael da Silva da Silveira
(Coorientador);
Maryele Ferreira Cantuária;
Pérola Pedrosa Carvalho Araújo
|
23 |
A produção publicitária sonora como meio de propagar a importância da cultura do Marabaixo através da Série Sonora Marabaixo: Depois Daquela História
|
- Raires Magalhães da Silva
- Thais Alves do Nascimento
|
Ana Paula Bourscheid (Orientadora);
Juliana Leão Cardoso (Coorientadora);
Daniel de Nazaré de Souza Madureira;
Jackson da Silva Barbosa
|
|
|
|
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais