Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus encerra programação alusiva ao mês do estudante
Início do conteúdo da página

Campus encerra programação alusiva ao mês do estudante

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 17h30 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 17h59

 

 

Sequência de eventos teve por foco envolver o estudante em ações transversais de cidadania e lazer

 

Estudantes dos cursos de nível superior e técnicos subsequentes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Campus Santana foram o público-alvo do evento que encerrou a programação alusiva ao mês do estudante no último dia 29/8. A mesa-redonda sobre o Agosto Lilás promoveu o diálogo sobre as formas de violência contra a mulher e a necessidade de reconhecê-las e combatê-las.

A mesa-redonda “Agosto Lilás: Pelo Fim da Violência contra a Mulher - Nossa voz representa Mudança” contou com a presença da juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Santana, Michelle Costa Farias, da representante do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF), Aline Araújo, da secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Santana, Léa Soriano, da estudante de pedagogia e ativista social, Suzanne Dblue Amoras e com a presença da advogada especialista na área da família, Raylane Costa Barriga, mediadas pela psicóloga do SAE do Campus Santana, Vanessa Gonzalez.

 

   

Palestrantes da Rede de Atendimento à Mulher e entidades de representação dos direitos da mulher encerraram a programação do mês de agosto

De acordo com a juíza Michelle Costa Farias, até o mês de agosto deram entrada em Macapá 2.056 novos processos envolvendo violência contra a mulher e em Santana 1.195 novos casos, uma média de 150 novos processos por mês no município. A magistrada lembrou que no ano de 2021, a Justiça de Macapá recebeu 2.990 novos processos de denúncia e em 2022 esse número evoluiu para 3.108. Os números não incluem os casos de feminicídio, que não ficam na Vara de Violência Doméstica mas são encaminhados ao Tribunal do Júri.

 

      

Dados obtidos em órgãos de proteção da mulher no estado servem de base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher de Santana. Segundo esses dados, o número de mulheres vítimas de violência é alto no município. “A cada 2 horas e 9 minutos aqui no município de Santana uma mulher sofre um tipo de violência. Ou seja, todos os dias aqui no município as mulheres estão sendo violentadas, então a defesa das mulheres tem que ser diária, não só durante as campanhas mas deve ser um exercício de todos a cada dia.”, combateu secretária Léa Soreano.

Pela manhã, os estudantes dos cursos técnicos integrados participaram da roda de conversa da Rede de Atenção à Mulher “Diálogo com o CRAM - Qual sua atitude Lilás?”, em parceria com o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) com palestra da diretora do CRAM, Jonataciane Nascimento Gomes da Costa.

 

Dia de lazer

 

      

A programação alusiva ao mês do estudante no Campus foi organizada pelo Setor de Assistência Estudantil (SAE), Coordenação Geral de Ensino e Coordenação Pedagógica, e teve no dia 16 de agosto atividade externa referente ao Dia do Estudante com recreação em um clube social do estado e também ofertou no decorrer do mês palestras sobre saúde bucal com a odontóloga do Campus, Aretuza Luanny Fonseca.

 

VEJA AS FOTOS DA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Para a chefe do Departamento de Ensino, professora Givanilce Silva, as atividades realizadas no mês de agosto cumpriram com o objetivo de envolver os estudantes com questões que contribuem para o desenvolvimento do jovem e adolescente. “Por ocasião do dia do estudante, pensamos em algumas atividades que variaram entre lazer, atendimento à saúde bucal e esclarecimentos sobre combates à violência contra a mulher. A assistência estudantil do campus foi grande parceira, pois a intenção não era apenas comemorar o dia do estudante, mas atender algumas necessidades pessoais e sociais. Considero as atividades contribuíram, sobremaneira, para o desenvolvimento, permanência e êxito de nossos alunos.”

 

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

 

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página