Página inicial > Mais Notícias > Trabalho de ensino técnico integrado é Top 10 em congresso de Ciência e Tecnologia

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 12h14 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 11h25

Eloisa Belém, ao microfone, durante evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022 do Campus Santana

A estudante do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Eloísa Belém Guerra teve trabalho acadêmico e científico destacado entre os dez melhores da área de ciências sociais aplicadas no IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (CoBICET), realizado de 28 de agosto a 1 de setembro de 2023. A premiação consiste na emissão de certificado de menção honrosa e convite para ministrar palestra no V CoBICET.

O trabalho apontado como Top 10 da estudante da turma de 2021 do curso Técnico Integrado em Comércio Exterior é intitulado Balanço de Pagamentos em Economias Abertas: principais características e implicações observadas, e tem a orientação do professor mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Rogério Luiz da Silva Ramos. O estudo explora as características e implicações do balanço de pagamentos com o objetivo de fornecer informações sobre as transações externas, orientar a tomada de decisões no contexto internacional e avaliar os impactos das escolhas feitas.

O julgamento dos melhores trabalhos foi feito por consultores ad hoc por meio de pontuação que considerou os quesitos de relevância do trabalho, coerência da metodologia aplicada, inovação, contribuição para a área, profundidade da discussão. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais online do evento, com ISSN (código de identificação mundial de publicações periódicas) e receberão o certificado correspondente.

Rogério Ramos é professor do colegiado do curso superior em Tecnologia de Comércio Exterior e neste ano foi homenageado pelos concluintes graduados

O CoBICET é totalmente on-line com atividades assíncronas e síncronas, de forma a permitir que o participante escolha o formato que melhor lhe convir. Em 2023 foram aprovados 2.465 trabalhos para a IV edição do evento, que teve por tema “Educação inovadora: ensino, pesquisa e extensão interdisciplinar”. Os melhores trabalhos constituem uma listagem de 2,9 % do total de trabalhos aprovados. Todos os trabalhos foram avaliados por pares, em grupos de 3 avaliadores, em avaliação duplo-cega, ou seja, os avaliadores não sabiam quem eram seus pares e nem quem era o autor ou os autores do trabalho (resumo, resumo expandido ou trabalho completo).

“A participação de nossos alunos do ensino técnico integrado em eventos acadêmico-científicos nacionais é algo muito importante para a formação desses jovens, porque dentre outros ganhos isso estimula o interesse pela pesquisa, proporciona aprendizado prático e desenvolve habilidades de comunicação. Então, independentemente da escolha profissional desses jovens, essa experiência contribui para a formação com maiores capacidades cognitivas, o que ajudará no desenvolvimento de suas carreiras em primeiro lugar, é claro, e também ajudará na construção de um ambiente acadêmico mais relevante para toda a sociedade.”, considera o orientador do trabalho, professor Rogério Ramos.

Consulte a listagem dos melhores trabalhos do IV CoBICET