Página inicial > Mais Notícias > Jogos Internos 2023: 32 provas foram disputadas pela comunidade acadêmica

Jogos Internos 2023: 32 provas foram disputadas pela comunidade acadêmica

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 16h39 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 09h56

Estudantes comemoram o bicampeonato conquistado com a obtenção do maior índice de pontuação na classificação final

O curso de nível médio integrado de Técnico em Comércio Exterior do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi campeão dos Jogos Internos pelo segundo ano consecutivo. Na sequência, estão os cursos de Técnico em Marketing, Técnico em Publicidade e Técnico em Logística. O evento foi realizado no período de 11 a 14 de dezembro e contou com 23 disputas individuais e 9 coletivas.

<<<<<<<ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO>>>>>>

Neste ano, fizeram parte dos Jogos Internos do Campus Santana novas categorias como o karatê e jogos de oposição (veja abaixo a tabela com as modalidades e pontuação). A maior competição esportiva do ano recebeu o nome de Deuses da Mitologia, que inspirou os competidores nas indumentárias que marcam a cerimônia de abertura dos Jogos e inspiram as torcidas organizadas.

“Os jogos internos foram emocionantes, tensos e inesquecíveis! Não há uma forma melhor de terminar o ensino médio no Ifap que não seja com os jogos internos. Prometemos que iríamos nos empenhar para que esses jogos fossem lendários e memoráveis para todos que participassem. Como aluno de Comércio Exterior, assim como as duas turmas inteiras do terceiro ano, estávamos presentes nos jogos do ano passado e quando ganhamos prometemos a nós mesmos que conseguiríamos novamente aquela taça, não só por aqueles que saíram, mas como um legado para os novos alunos. Os jogos são isso, afinal, um momento de diversão e competição que fazemos uns pelos outros e que esperamos continuar para as turmas futuras.”, comemora o estudante Eduardo Lima, da turma de 2020.

Já para o estudante Daniel Viana, do 2º ano do curso de Técnico em Logística, os Jogos Internos de 2023 foram uma demonstração de amizade e cumplicidade entre os estudantes. “Pudemos mostrar a força de vontade e a cumplicidade que os alunos do Campus Santana têm para fazer algo espetacular e memorável. Foi uma semana sensacional e que com certeza ficará marcada na vida de todos que puderam vivenciar as experiências únicas que nos foram proporcionadas, além de permitir a análise de nossas falhas, para que possamos planejar a organização de um espetáculo ainda melhor em 2024!”.

Ao todo, fizeram parte da comissão que organizou e acompanhou a execução dos desses Jogos Internos 11 servidores, entre professores e técnicos administrativos, responsáveis pela arbitragem, súmulas e treinamento das equipes. São eles: Jéssica Nobre, Gizelly Guedes, Hilton Bruno Viana, Josiane Lucas dos Santos, Karine Ribeiro, Rafael Cavalcante, Raí Brazão, Robson Sampaio, Sandro Figueiredo, Thalita Jamille Moraes, Zigmundo Antônio de Paula.

Uma das características mais marcantes dessa edição, de acordo com a coordenadora da competição, a professora de educação física Jéssica Nobre, foi o surgimento de talentos novos, alguns já revelados em projetos realizados neste ano pelo Campus, como é o caso do projeto de extensão Karatê-Do, o qual saíram atletas que competiram nas provas feminina e masculina de Kata e Kumite. Outras revelações foram os lutadores dos jogos de oposição, com representantes dos cursos de Logística, Publicidade e Comércio Exterior em todas as três colocações.

“Nesse ano tivemos pela primeira vez os jogos de oposição, foi uma forma de incluir alunos que praticam as mais diversas modalidades de lutas. O karatê também foi inserido pensando em abranger os alunos participantes do projeto Karatê-Do-IFAP. E também, pela primeira vez, tivemos uma atração cultural na cerimônia de abertura, resultado de um trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física, em que prestigiamos a produção e coreografia dos próprios alunos.”, avalia a docente que, pelo segundo ano consecutivo, coordena a realização dos jogos.

A professora comemora mais um êxito da competição que tem como principal finalidade a integração da comunidade educacional, envolvendo estudantes e servidores. “Estou muito satisfeita com a realização dos Jogos Internos. Foi possível notar a integração dos alunos com toda a comunidade escolar e, principalmente, o empenho deles desde a produção das camisas, decoração, entrada das delegações, grito de guerra, além da total entrega das torcidas e atletas. Isso mostra como esse evento é grandioso e esperado por esses alunos. Proporciona um mix de sentimentos e aprendizagem indescritíveis. Em fim, foi um evento belíssimo, estou muito orgulhosa.”