Página inicial > Mais Notícias > Cursinho popular para o Enem inicia aulas preparatórias em agosto

Cursinho popular para o Enem inicia aulas preparatórias em agosto

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 10h46 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2024, 17h10

O Cursinho Popular Ifap Aberto, projeto realizado há sete anos e já aguardado pelos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e de escolas do município e de localidades vizinhas, como Mazagão e Macapá, está confirmado para o próximo mês de agosto. O cursinho preparatório é realizado por servidores do Ifap com a participação de convidados de outras instituições, a exemplo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que de forma voluntária se oferecem para ministrar aulas de reforço sobre os assuntos que são pedidos no exame nacional de acesso ao ensino superior.

A inscrição para o cursinho preparatório vale 1 quilo de alimento não perecível, arrecadação que será destinada a projetos solidários realizados pelos servidores do campus. Para se inscrever, basta acessar o site eventos.ifap.edu.br no período de 1º a 9 de agosto. As aulas preparatórias para o Enem iniciam dia 10 de agosto com a realização da aula inaugural, no auditório ou nas salas de aula do campus, a depender do quantitativo de inscritos, e acontecerão em dias de terça e quinta-feira, no horário das 14h às 18h. As vagas são limitadas e as aulas irão ocorrer até 11 de novembro.

O projeto de extensão Cursinho Popular Ifap Aberto oferece uma revisão geral do conteúdo programático do exame nacional composto por Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos/Redação, com o intuito de colaborar com o desempenho dos estudantes nas provas e com isso facilitar o acesso à educação superior. As aulas abordam todas as áreas do conhecimento, com foco na resolução de questões dos temas que mais são cobrados no certame, que neste ano acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro nas 27 unidades da Federação.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Todas as informações referentes à participação no exame, a exemplo do cartão de confirmação de inscrição e local de prova, estão disponíveis na Página do Participante acessada com o login único do Gov.br.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep